ACERVO DIGITAL

Acervo da Società Italiana di Piracicaba

Preservar a memória. Valorizar as raízes. Compartilhar a história.

Sobre o Acervo

O acervo da Società Italiana di Mutuo Soccorso di Piracicaba foi criado com o objetivo de preservar, organizar e tornar acessível a memória de uma das instituições culturais mais antigas e significativas da cidade.

Ele reúne documentos, imagens, relatos e registros que contam a trajetória da imigração italiana em Piracicaba e sua influência na formação da identidade local.

Este material está disponível para consulta pública e será sempre ampliado com novas descobertas e contribuições. Sempre que utilizar conteúdos deste acervo, solicitamos a citação da fonte.

Acervo Digital

Introdução

A História da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba tem peso muito importante para a própria história de Piracicaba. Porque a chegada dos italianos representa também um grande avanço no desenvolvimento econômico e social do município.

A construção da sede da entidade, no início do século passado, é um marco na estratégia dos imigrantes para se posicionarem com mais segurança no novo ambiente em que estavam se adaptando, imprimindo suas características culturais, com base na união e na colaboração entre eles.

Portanto, considerar traços fundamentais da arquitetura do prédio da entidade, com o projeto técnico de restauro, aprovado pelo ProAc, é mais do que uma forma de preservar essa memória. É ajudar a recompor forças que dão vida ao espírito de italianidade latente em seus ítalo-descendentes.

Históricos

Não faltam histórias sobre a italianidade piracicabana. Desde o bairro Monte Alegre, onde se reuniu o primeiro núcleo organizado de imigrantes no final do século 19, até a construção da sede, na rua Dom Pedro, quem pesquisar os jornais da época vai encontrar, em drops de notícias, um mundo novo em construção.
Em drops, porque os jornais não tinham muito espaço para tanta notícia e a maioria delas chegava ao leitor em pequenos blocos, apenas com o essencial. O resto, compete à imaginação do pesquisador.
As histórias contadas neste site partem muito de pesquisa documentais. Os jornais serviram também para dar base à dinâmica social desenhada em artigos pelo arquiteto e pesquisador Marcelo Cachioni, que mergulhou em detalhes para trazer um conteúdo razoável de informações.

Linha do Tempo

A linha do tempo é sempre uma forma de sintetizar uma história, destacando seus principais pontos, seus principais momentos.
Ela ajuda a ter uma noção rápida do que aconteceu ao longo de um período. No caso aqui, estamos falando de mais de um século.
Entre pontos de partida e de chegada, há uma infinidade de momentos, serenos e turbulentos, de construção ou de estresse. De expectativas e de inação.
No caso específico da Società Italiana de Piracicaba, vivenciou-se todos esses momentos, até se chegar em um novo ponto de partida, que promete um futuro promissor, de projetos e execução.

Documentos Históricos

Os documentos que estão neste bloco foram compilados pelo senhor Pedro Vicente Ometto Maurano, diretor da Società Italiana, e pelo arquiteto Marcelo Cachioni, um pesquisador de longas datas sobre a arquitetura piracicabana.
São documentos que deram base a textos de Cachioni sobre a história da imigração italiana em Piracicaba e que agora estão à disposição de todos os interessados.
Muitos deles foram escritos em italiano, com uma grafia antiga. Mas todo bom pesquisador sabe que esta é a pedreira básica a ser superada se o propósito é ser fiel à história.
Algumas matérias jornalísticas foram elaboradas por Romualdo da Cruz Filho e publicadas em jornais da cidade. O propósito deste trabalho sempre foi captar a dinâmica e o espírito de um tempo, com acertos e erros, e muita boa intenção.

Depoimentos

Os depoimentos em questão foram captados neste ano de 2025. Se manifestaram ex-presidentes e diretores da Società, pesquisadores e empresários.
É uma pequena amostra do muito que ainda precisa ser feito para ajudar na composição dessa história oral riquíssima, sobre a qual muitas pessoas têm alguma coisa para dizer.
O registro oral é bacana porque traz detalhes pessoais, familiares, de processo, oportunidades e dificuldades para se fazer isso ou aquilo, enfim. Tudo com uma força humana que vale a pena perceber e dimensionar para se compreender a beleza de um movimento histórico.

Galeria de Imagens

‘Imagens falam mais do que mil palavras’. Se o provérbio chinês sintetiza corretamente a questão, não é consenso, mas que as imagens contam muito, isso não se tem dúvidas.
A própria Società fez campanhas para ver se consegue levantar junto à sociedade local mais documentos sobre a história italiana em Piracicaba. Uma delas, a mais recente, foi inclusive publicada na imprensa e divulgada pelas rádios da cidade com o título “O enigma pode estar na sua casa”.
A intenção dessa campanha em específico foi conseguir material sobre a sede da Società, que traga referências sobre sua arquitetura, para a nova etapa do projeto, que será o restauro do prédio propriamente dito. Podem ser fotos, documentos, vídeos, etc. Isso permitirá um restauro mais fidedigno, considerando as etapas de transformação da unidade ao longo do tempo.
As paredes do Teatro Italiano, por exemplo, que é uma raridade no país, sofreu muitas intervenções mal sucedidas em períodos problemáticos e agora é preciso de informações sobre os afrescos que as enfeitavam, para serem reelaborados, seguindo ao máximo detalhes dos originais. O mesmo ocorre com as janelas, portas e acabamentos.
De qualquer forma, há neste banco de imagens uma boa amostra do seu peso na história da italianidade em Piracicaba, especialmente na história do prédio da Società. Vales a pena uma visita.

Projeto Técnico de Restauro

Aqui entra a parte técnica do Projeto de Restauro da sede da Società, na rua Dom Pedro I, 781. Ela segue critérios arquitetônicos, bem específicos, executados por especialistas.
É bem curioso saber que o prédio da Società foi praticamente redescoberto. Muitas informações sobre ele não valem mais, porque as pesquisas em loco mostraram outra realidade.
Para se ter uma ideia, a unidade não tinha sequer uma planta adequadamente elaborada, com medidas e espaços definidos. Foi necessário construir uma nova. Nesse processo, descobriu-se detalhes desconhecidos do prédio.
Tal procedimento é a base para a execução de novos projetos, como elétrico, hidráulico, de bombeiro, paisagismo, entre outros. São preparativos para a nova etapa que virá, de restauro propriamente dito.

Bastidores do Projeto Técnico de Restauro

Como em todo trabalho dessa natureza, as reuniões são sempre momentos fundamentais. As discussões advindas dos primeiros diagnósticos, as expectativas sobre o que pode acontecer, enfim. As dúvidas vão surgindo e são o estopim dos debates.

Entre o que se imaginava e o que se revela, há um mundo de novidades, boas e más. Os ajustes são levados a cabo até se chegar a um denominador comum sobre a melhor forma de levar adiante o que foi planejado. 

Surgem as ideias para o futuro e a partir delas se desenha o presente. Com o prédio da Società foi assim. Mapeando, descobrindo  e planejando foi sendo construída a sede que se espera, consideradas todas as referências possíveis do passado. 

Um projeto dinâmico e criativo, que deve resultar em um prédio funcional, atualizado, mas com as marcas do seu tempo, de uma história centenária.

Biblioteca Digital

Este espaço é reservado aos pesquisadores. Todo material encontrado pela equipe executora do projeto até o momento sobre a Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba e que pode ser digitalizado está aqui.
Há também uma gama de citações bibliográficas e de links. Evidentemente, trata-se de um espaço a ser preenchido com novas descobertas e citações, em um processo dinâmico e sem limites. Boa pesquisa!

Galeria dos Patrocinadores

Encontrar os patrocinadores para o projeto técnico de restauro da sede da Società foi um exercício surpreendente. O que parecia ser algo insuperável, foi, aos poucos, se tornando a descoberta de grandes empresários, que compreendiam o momento e a importância da iniciativa.
Alguns, inclusive, tinham histórias familiares ligadas aos primeiros imigrantes italianos que se fixaram em Piracicaba ou, até mesmo, eram eles os próprios imigrantes italianos. Outros, apoiaram o projeto pelo entendimento sobre a importância da iniciativa, por se dedicarem a Piracicaba e terem apreço à sua história.
De qualquer forma, o ProAC do Governo do Estado destina percentual do ICMS a ser pago pelo empresário. Com isso, ele não precisa mobilizar nenhum recurso financeiro adicional ao imposto já devido. Precisa apenas orientar para este fim a parcela possível.
O trabalho de conquista dos patrocinadores, portanto, seguiu basicamente estas duas linhas, da percepção sobre a importância do restauro para a história da cidade e da italianidade piracicabana, bem como de que os recursos já estavam no planejamento orçamentário da própria empresa.
Foi com imensa satisfação que a diretoria da entidade anunciou as parcerias estabelecidas com as empresas que podem ser melhor conhecidas nesta página.