“Neste pacote estão todos os levantamentos e projetos métricos-arquitetônicos, com detalhamento de tudo o que existe construído no prédio (as built)"
A arquiteta e restauradora Juliana Binotti, acompanhada da 3marias Produtora Cultural, reuniram-se ontem (25) com representantes da diretoria da Società Italiana di Mutuo Socorso para a entrega da primeira fase dos projetos técnicos arquitetônicos referentes ao restauro da sede da entidade.
“Neste pacote estão todos os levantamentos e projetos métricos-arquitetônicos, com detalhamento de tudo o que existe construído no prédio (as built). São plantas que não existiam e precisavam ser desenvolvidas do zero. Esse trabalho vai servir de base para todos os projetos que acontecerão daqui para a frente”, explicou Juliana Binotti, da empresa J. Binotti Arquitetura, responsável pela parte arquitetônica do projeto de restauro da entidade.
Esta etapa é resultado de um primeiro diagnóstico e levantamento de informações sobre o espaço, entender como ele é e o que ele vai ser futuramente. A partir dessa reunião, devem ser definidos os usos do prédio e as prioridades. “Entram aqui a questão de acessibilidade, uso do porão e até de alguns espaços específicos que eram até então desconhecidos”, detalha Ju Binotti.
Na reunião foi conversado, portanto, sobre a necessidade das definições de uso pretendido em detalhes, que vai dar o norte para a elaboração dos demais projetos complementares: elétrico, hidráulico, ar condicionado, que compõem a segunda etapa que se inicia.
De acordo com o presidente da Società, Juliano Menghel Dorizotto, a diretoria da entidade se reunirá em breve para definir quais serão os setores prioritários e seus respectivos usos, para que os projetos arquitetônicos sejam desenvolvidos com segurança e objetividade.
"Estamos determinados nessa missão de dar à sede as condições necessárias para que ela restabeleça seu potencial cultural para a cidade."
Para o arquiteto Marcelo Cachioni, responsável pelo levantamento histórico do projeto, “a preservação arquitetônica da sede da Società é de enorme relevância para cultura de Piracicaba, por ter sido um dos primeiros edifícios tombados pelo Codepac, já em 1992. O edifício marca presença no centro da cidade há 120 anos, como um marco da imigração italiana e também como um local que representou o apoio necessário entre os imigrantes em um novo país.”, explica
O Projeto de Restauro da sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba é realizado por meio do ProAC-ICMS, que conta com os seguintes patrocinadores:
- BOM PEIXE (@bompeixeoficial)
- ?COFACO (@cofaco)
- ?COMGÁS (@comgasbr)
- ?DROGAL (@rededrogal)
- ?MARRUCCI (@marrucci.br)
- ?REQUIPH (@requiph)
- ?UNAFE (@unafe.ferro)
- MAURANO (@maurano)
Este projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Società Italiana de Piracicaba e da J. Binotti Arquitetura (@j.binotti_arquitetura), com patrocínio das empresas Drogal, Requiph, Unafe, Comgás, Bom Peixe, Marrucci, Cofaco e Grupo Maurano, e produção cultural da 3marias Produtora (@3mariasprodutora).