A tecnologia utilizada permite a geração de uma imagem digital tridimensional conhecida como nuvem de pontos, que capta com precisão todos os detalhes da construção
Dando sequência às etapas do projeto de restauro da sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba, foi concluído nesta terça-feira (25) o processo de escaneamento a laser da edificação, um marco importante no trabalho de preservação do patrimônio histórico da cidade.
A tecnologia utilizada permite a geração de uma imagem digital tridimensional conhecida como nuvem de pontos, que capta com precisão todos os detalhes da construção, incluindo volumetria, proporções, elementos decorativos, janelas, portas e até minúcias da pintura original.
Essas informações são processadas em softwares especializados, capazes de sobrepor a modelagem 3D às plantas arquitetônicas existentes, resultando em um modelo virtual fiel do imóvel.
O escaneamento foi realizado pela empresa Grupo A+4 Arquitetura e Engenharia, especializada em soluções tecnológicas aplicadas ao patrimônio. Segundo Danillo Picon, responsável técnico pelo levantamento, “com esta leitura, captamos todos os detalhes e particularidades arquitetônicas da edificação. Isso facilita, de forma significativa, as intervenções necessárias no processo de restauro, já que passamos a contar com uma base de informações realista e precisa”.
O projeto de restauro da Società Italiana é uma das iniciativas de valorização da memória da imigração italiana em Piracicaba, reafirmando o compromisso da instituição com a preservação de sua história e contribuição cultural.
O Projeto de Restauro é realizado por meio do ProAC-ICMS, que conta com os seguintes patrocinadores:
- BOM PEIXE (@bompeixeoficial)
- ?COFACO (@cofaco)
- ?COMGÁS (@comgasbr)
- ?DROGAL (@rededrogal)
- ?MARRUCCI (@marrucci.br)
- ?REQUIPH (@requiph)
- ?UNAFE (@unafe.ferro)
- MAURANO (@maurano)
Este projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Società Italiana de Piracicaba e da J. Binotti Arquitetura (@j.binotti_arquitetura), com patrocínio das empresas Drogal, Requiph, Unafe, Comgás, Bom Peixe, Marrucci, Cofaco e Grupo Maurano, e produção cultural da 3marias Produtora (@3mariasprodutora).